O Gatil Bengal Brasilis está totalmente livre as principais doenças infecciosas que acometem felinos. Há anos nossos gatos têm sido submetidos a exames pelo método PCR (Polymerase Chain Reaction) e temos disponíveis para consulta todos os laudos negativos para o Vírus da Imunodeficiência Felina(FIV), Vírus da Leucemia Felina (FeLV), Calicivírus e Herpesvírus Felino (Rinotraqueíte Viral Felina), Chlamydophila psitacci (Clamídia), Micoplasma haemofelis (Haemobartonella), Panleucopenia Felina (Parvovírus felino), Toxoplama gondii (Toxoplasmose) e Coronavirus  Felino (causador da PIF-Peritonite Infecciosa Felina).  

O Gatil Bengal Brasilis é um “gatil fechado”, ou seja, não recebemos em nossas instalações gatos provenientes outros criadores ou proprietários particulares, desta forma não comprometemos nosso rigoroso controle zoosanitário.

Sempre que importamos uma nova linhagem adquirindo um novo Bengal realizamos nele esse mesmo relatório pelo método PCR antes que ele integre nosso programa de reprodução. Até que tenhamos os laudos negativos em mãos o animal permanece em quarentena, sem qualquer contato com o restante dos nossos gatos.

A quarentena também é adotada em nossos animais que retornam de Concursos e Exposições em ambiente externo ao gatil. Para isso temos uma área isolada especialmente preparada para abrigar com muito conforto o gato sempre que se faz necessário reavaliar sua saúde.

Mas as doenças infecciosas não são nossa única preocupação. Recentemente algumas doenças genéticas - HCM, PKD e PKDef - têm sido diagnosticadas em exemplares de bengal e por isso criadores comprometidos com o bom desenvolvimento da raça passaram a realizar exames em seu plantel para detecção desses males. Todos os nossos gatos são testados e possuem resultados negativos para HCM, PKD e PKDef, desta forma não só asseguramos que nossos clientes levem para casa um filhote absolutamente saudável como também trabalhamos para que essas doenças sejam cada vez menos associadas à raça Bengal.

 

Abaixo uma breve descrição (com um exemplo de laudo) dos métodos de análise utilizados para assegurar a saúde do nosso plantel:

-Doenças infecciosas: Exame PCR (Polymerase Chain Reaction), realizado no laboratório de biotecnologia e genética molecular Genoa Biotecnologia Veterinária.

-PKD (Doença do Rim Policístico): Exame conhecido como Parentage Genetic Marker Report, realizado no Departamento de Medicina Veterinária da Universidade da Califórnia, em Davis/USA. 

-PKDef (Pyruvate Kinase Deficiency ou Anemia Hemolítica): Exame conhecido como Parentage Genetic Marker Report, realizado no Departamento de Medicina Veterinária da Universidade da Califórnia, em Davis/USA. 

-HCM - Cardiomiopatica Hipertrófica: Ecodopplercardiograma, realizado periodicamente. O Ecodopplercardiograma pode ser realizado em diversos laboratórios veterinários no Brasil.

Elaine Cristina\Proprietária e felinocultora