Para preservar a saúde dos filhotes Bengal Brasilis e amparar nossos clientes elaboramos este manual com orientações simples de serem seguidas.

 

A FASE DE ADAPTAÇÃO 

Chegando ao novo lar todo gatinho precisa de tempo até que sinta-se à vontade no ambiente e torne-se integrado à família.  

Esse tempo varia muito de gato para gato, a capacidade de socialização e adaptação de um filhote depende de fatores ambientais e genéticos. Nos filhotes Bengal Brasilis - nascidos de linhagens selecionadas e sociabilizados desde as primeiras semanas de vida -  a adaptação ao novo lar acontece rapidamente. Em pouco tempo seu gatinho estará perfeitamente integrado. 

 

Preparando a chegada do filhote

Antes de trazer seu filhote para casa providencie:

  • Ração Premier Filhote Pêlo Curto\Sabor Frango

  • 02 tigelas, uma para servir água e a outra para servir ração

  • 01 bandeja higiênica/banheiro para gatos

  • areia sanitária para gatos

  • 01 arranhador para gatos

Certifique-se de que seu lar é um ambiente seguro. 

Apartamentos devem conter telas de segurança em todas as janelas. Casas não devem possuir rotas de fuga para a rua.

Muita atenção às plantas ornamentais, algumas plantas bem populares em jardins e casas brasileiros podem ser mortais para gatos. Azaleia, lírios, espirradeira, espada-de-são-jorge, comigo-ninguém-pode são apenas algumas delas. Para obter informações mais completas sobre plantas tóxicas faça uma busca rápida pela internet, isso pode salvar a vida do seu Pet.

Plantas venenosas

 

A chegada

Prepare um cômodo em sua casa onde o filhote permanecerá durante as duas semanas de adaptação. Esse cômodo pode ser um quarto, um pequeno escritório, um banheiro. Importante é que seja fechado e tranquilo, livre de ruídos ou movimentação de muitas pessoas.

Prepare o local colocando a água e a ração próximos a uma parede.

O banheirinho com areia sanitária deve ficar noutra parede, acessível para o filhote mas longe da comida e água (ou o gato evitará defecar).

Com tudo pronto traga o filhote ainda dentro da caixa de transporte, coloque no chão e abra a portinhola da caixa de transporte. Não force o gatinho a sair, deixe-o quieto e ele sairá para explorar o cômodo quando tiver vontade. 

É natural que o filhote se esconda sob móveis e demonstre insegurança. É necessário deixar que ele se acostume aos novos cheiros e ruídos e tenha tempo para examinar o ambiente.

Ao final da primeira semana observe se:

  • o filhote não se esconde mais, brinca e toma iniciativa na busca de carinho

  • o filhote utiliza o banheiro para urinar e defecar diariamente

    suas fezes possuem consistência firme

A presença destes três sinais marcará o final da Primeira Metade da Fase de Adaptação.

Na Segunda Metade da Fase de Adaptação permita que o filhote explore o restante da casa. 

 

 algo parece errado, Devo me preocupar?

Nos primeiros dias é comum que o filhote não se alimente corretamente e beba pouca água.

É natural, não é motivo de preocupação. 

Para ter certeza de que o filhote está comendo e se hidratando pelo menos o mínimo necessário para permanecer saudável observe atentamente a quantidade de ração e água deixada em suas tigelinhas, no dia seguinte esse volume deverá ter diminuído em ao menos 10%. 

É importante que você não modifique a alimentação do filhote, ofereça somente a ração indicada. Não caia na tentação de oferecer outros petiscos ou comidinhas caso ele se mostre desinteressado na ração pois qualquer mudança na alimentação de um filhote nesta idade pode gerar diarréia com quadros sérios de gastroenterite.

Durante os primeiros dias de adaptação ao novo lar também é muito comum que o filhote evite fazer xixi e cocô, caso aconteça não se apavore, é um comportamento natural muito típico dos felinos.

Na natureza os felinos selvagens podem ser rastreados pelos potenciais predadores através do cheiro deixado por suas fezes e urina. Nos gatos, mesmo depois de séculos de domesticação, essa memória genética se manifesta fazendo com os eles evitem defecar e urinar quando estão em locais desconhecidos ou quando se sentem indefesos. 

Após adaptados ao novo ambiente essas alterações comportamentais dos gatinhos desaparecem, tudo volta ao normal.

Ocorrendo com frequência muito menor, mas ainda como resposta à troca de ambiente, podem haver mudanças na consistência das fezes de um filhote. Podem apresentar-se mais secas caso o filhote esteja evitando usar o banheirinho por muito tempo, ou então ficar amolecidas em decorrência do stress causado pela sensação de insegurança. 

Em ambos os casos a consistência das fezes deverá voltar ao normal até o final das duas semanas de adaptação sem oferecer qualquer prejuízo à saúde do filhote. Casos mais extremos são muito raros, mas caso note que o filhote começou a perder peso ou mostra sinais de fraqueza e apatia entre em contato comigo pelo WhatsApp (11) 9 7116 1878. Não ofereça qualquer medicação

 

 

Chegamos ao final das duas semanas. E agora?

Se você seguiu à risca as orientações anteriores, seu filhote já está perfeitamente adaptado. Desfrute da companhia de seu bengal com total liberdade, ele agora faz parte da sua família e já se sente integrado.

Para aqueles que possuem outros animais é chegado o momento apresentar seu outro gato/cão* ao novo membro da casa.

 

*Nota: se você possui um cão que nunca teve qualquer contato com gatos ou um cão que já demonstrou agressividade com gatos entre em contato para orientações diferenciadas. Não siga as orientações abaixo.

 

 

Apresentando o filhote a outros animais

Lembre-se que gatos e outros animais possuem suas próprias formas de socialização e comunicação. Não cometa o erro de tentar apresentá-los segurando-os no colo como se fossem crianças, nem tente forçar qualquer aproximação. São atitudes incorretas que podem atrasar a socialização ou criar inimizades. O mais correto é soltá-los no mesmo ambiente e agir naturalmente, como se nada de diferente estivesse acontecendo.

Saiba que é comum eles se estranharem e se "xingarem" com sonoros “fusss" ou outros ruídos típicos dos gatos (ou latidos no caso dos cães). Não interfira, isso é saudável, quer dizer que eles estão se conhecendo. 

Não os deixe sozinhos em hipótese alguma neste início. É importante estar presente para separá-los caso eles partam para uma agressão física real, neste caso retorne o gatinho ao seu cômodo inicial e entre em contato comigo. Ressalto que esta é uma situação pouco comum, o mais provável é que eles se tratem com muita curiosidade e alguma cautela no primeiro dia, mas que ao final de poucos dias já estejam brincando juntos como amigos íntimos.

 

 

Texto: Elaine Cristina\Proprietária e felinocultora

 

Todos os direitos reservados\Gatil Bengal Brasilis