O Gato Bengal

 

Um toque de beleza selvagem somado à amabilidade do gato doméstico

 

O Bengal é um felino doméstico de porte médio a grande que se origina a partir de cruzamentos entre o Leopardo Asiático (ALC) e o gato doméstico em uma tentativa de criar um Pet com look exótico, mas com um temperamento dócil. Depois de 4 a 5 gerações à partir do ancestral selvagem (ALC), o bengal é reconhecido como raça de gato doméstica (SBT) sendo aceito então pela maioria das associações internacionais de gatofilia - incluindo TICA, FIFe, CCPA, UFO, GCCF,  AACE, CFA - e podendo participar de campeonatos e exposições de gatos de raça.

A exuberante pelagem pintalgada do Bengal faz com que ele se sobressaia na multidão. Toda uma paleta de tonalidades aparecerá como fundo na pelagem de um Bengal, indo do dourado, cobreado, marrom e alaranjado até chegar a tons mais claros como areia, prata e marfim. As marcações de padrão spotted também variam de cor, indo do negro e marrom escuro ao caramelo bem claro. Algumas linhagens de bengal herdaram ainda impressionantes rosetas formadas por mais de uma cor, tendo geralmente uma cor secundária mais clara delineada por um ou dois tons mais escuros.  

Há um segundo padrão de marcação nos bengals chamado marbled. Essa marcação resultou-se da combinação entre as rosetas típicas do Leopardo Asiático e a marcação classic tabby já presente em muitas outras raças de gatos domésticos produzindo o bengal de aparência marmorada, onde uma ou mais cores misturam-se à coloração de base. Em ambos os padrões – spotted e marbled – é desejável que os desenhos sigam um flúxo horizontal e não vertical. Uma vez que o propósito original do desenvolvimento da raça foi tentar replicar a aparência do Leopardo Asiático, a marcação mais difundida tem sido a spotted (padrão tradicional dos leopardos).

O gato bengal tem personalidade alegre, é ativo, interativo com humanos e outros animais e é extremamente inteligente. Cada uma das diferentes raças de gato doméstico traz características únicas, no caso do bengal o grande diferencial é sua herança genética com particularidades que poderão ser observadas nas suas atividades no dia-a-dia. Um bengal irá aconchegar-se ao lado do dono na hora de dormir ou espreguiçar-se em sua companhia no sofá nos momentos de relaxamento e convívio familiar, mantendo-se no entanto muito ativo durante o resto do dia. 

O bengal, definitivamente, não é adequado às pessoas que querem apenas ter em casa um objeto de decoração em forma de gato-leopardo. Não importa se ele está pescando no aquário ou brincando com a água do banheiro ou da sua tigelinha, se está buscando bolinhas para trazer ao dono, fazendo caminhadas à coleira ou tentando escalar os mais altos móveis da casa, o que é certo é que os bengals vivem em constante movimento e são perfeitos para quem quer interagir e brincar com seu gato diariamente. Apesar de independente ele exige uma boa dose de atenção e carinho e gosta de ser parte integrante da família, como tantos outros animais de estimação.

 

 

Tradução para Português: Elaine Cristina/Gatil Bengal Brasilis

 

Texto original disponível em TIBICS – The International Cat Society

http://www.tibcs.com

 

The International Bengal Cat Society (TIBCS) é uma sociedade voltada a todos os entusiastas de raça. TIBCS tem orgulho em trazer este exótico felino e seus admiradores ou criadores para a web. Esperamos que você compartilhe nosso entusiasmo sobre esta raça tão nova que permanece em desenvolvimento.

 

Programa sobre Gato Bengal exibido pelo Animal Planet
 
 
 
*Nota: a imagem no topo da página é meramente ilustrativa ( Leopardo Asiático\não pertence ao gatil Bengal Brasilis)

Todos os demais gatos Bengal cujas imagens aparecem neste site pertencem e\ou nasceram no Gatil Bengal Brasilis